Afonso Cláudio recebe a visita do Secretário de Estado de Agricultura

Fotos: Divulgação/PMAC

Com uma agenda extensa marcada por visitas aos empreendimentos Afonsoclaudenses, o secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Paulo Foletto, esteve nesta quinta-feira (24), em Afonso Cláudio, a Capital Estadual da Biodiversidade.

O secretário Foletto foi recepcionado pelo Prefeito Luciano Roncetti Pimenta, pelo vice-prefeito e secretário de Cultura e Turismo, Stewand Berger Schultz e pelo secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Anderson Geraldo Pagotto de Moura.

A primeira parada foi na sede da prefeitura onde participaram de uma entrevista ao vivo em uma rádio do município. Na sequência a comitiva seguiu para a sala do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), onde o secretário ouviu as demandas da equipe.

Na Rota Vale do Empoçado, a comitiva conheceu o Sítio Quintas do Vale, onde são produzidos queijos artesanais. Os anfitriões Rita e Gerônimo, apresentaram as instalações da agroindústria que já conquistou prêmios importantes no cenário estadual. Em 2019 ganharam o segundo lugar na categoria Queijos Curados do 9º Concurso Estadual do Queijo.

Após degustar os queijos e ficar encantado com a Rota Vale do Empoçado, o secretário Paulo Foletto e comitiva seguiram para o Distrito de Serra Pelada, onde foram recepcionados pelo Empresário Levi Tesch, na agroindústria de polpa de frutas “VAI BEM”.

Seguindo a agenda eles visitaram as instalações da Fábrica de Cachaça Thimotina, a segunda fábrica de aguardente mais antiga do estado em operação desde 1915. A Cachaça Thimotina ganhou o prêmio ouro na categoria safras especiais na edição 2020 da Expocachaça, realizada em Belo Horizonte (MG).

Na sequência visitaram a fábrica de sucos “VAI BEM” e a indústria de pães “LEKKER”, na Comunidade de Vargem Grande e finalizaram a agenda visitando a Associação das Mulheres Empreendedoras de Pontões (AMEP), no Distrito de Vila Pontões.

O secretário Paulo Foletto, ressaltou a importância de Afonso Cláudio para a região serrana do Estado.

“A Seag estará trabalhando junto com o município dando condições de infraestrutura para conservação das estradas vicinais, oferecendo aos empreendedores, aos produtores e munícipes, uma melhor qualidade de vida. Nesses seis meses recebemos 35 ofícios com demandas importantes para o município e já estamos atendendo algumas delas. Liberamos recursos para o calçamento rural que chegará em ruas dos distritos de Ibicaba, Serra Pelada e São Francisco, além de substituição de pontes na zona rural e o empenho de uma escavadeira hidráulica que em breve chegará no município”, disse.

O prefeito Luciano Pimenta agradeceu a presença do secretário e da sua comitiva.

“Hoje é um dia importante para nosso município pois a visita do secretário vem mostrar o compromisso do Governo do Estado com Afonso Cláudio. Poder visitar os empreendimentos e conhecer um pouco do trabalho e das demandas de cada um, mostra que o Estado e Município querem o melhor para todos”, falou ele.

O prefeito aproveitou o momento e reforçou o pedido para a implantação do Centro de Distribuição de Resvol, em Afonso Cláudio.

“Como somos um município agrícola e grande em extensão rural, o que precisamos é oferecer estradas dignas de boa trafegabilidade para que o produtor escoe suas produções com segurança. Reforço aqui o pedido junto ao secretário Paulo Foletto, que Afonso Cláudio tenha um Centro de Distribuição de Resvol, já que somos um ponto estratégico com capacidade de atender os municípios de Brejetuba, Conceição do Castelo, Itaguaçu, Itarana e Laranja da Terra”, disse o prefeito Luciano Pimenta.

Com informações da Ascom/PMAC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *