Por mim e por ti
Leia em sua Bíblia: Isaías 52.1-12
“O Senhor castigou o seu servo; fez com que ele sofresse o castigo que nós merecíamos” (Is 53.6).
Por mim e por ti
Cerca de 700 anos antes de Cristo, Deus revelou com detalhes através do profeta Isaías o seu plano Salvador: O Servo do Senhor, o próprio Filho de Deus, viria ao mundo para assumir o nosso lugar e a nossa culpa, sofrendo e morrendo por nós, para que nós tivéssemos perdão e vida eterna. O que ninguém seria capaz de fazer, o Servo de Deus fez por nós. “O meu servo não tem pecado, mas ele sofrerá o castigo que muitos merecem, e assim os pecados deles serão perdoados”, garante Deus (Is 53.11).
O livro de Atos dos Apóstolos, no capítulo 8, nos conta que esta mensagem tocou profundamente um etíope que lia a Bíblia. Não entendendo se o autor do texto falava de si próprio ou de alguém outro, foi esclarecido pelo evangelista Filipe o qual, a partir deste texto, anunciou ao etíope a boa notícia a respeito de Jesus. O etíope creu que o sacrifício de Jesus na cruz havia sido por ele também, confessou a sua fé e foi batizado. Ele se tornou o primeiro missionário na Etiópia, levando a fé cristã àquele país africano.
Nós temos não apenas a profecia, mas também o seu cumprimento. Na Sexta-Feira Santa lembramos o sofrimento e morte de Jesus por nós. Veja bem: por nós! O que aconteceu naquele triste dia não é apenas um fato para ser lembrado e lamentado, mas é um fato para ser crido de coração, com arrependimento e gratidão. Jesus morreu por nós, por você e por mim!
Mas Jesus não ficou na tumba, ao terceiro dia, ele ressuscitou, venceu a morte, o pecado e o próprio satanás. Quarenta dias após a sua ressurreição ele volta aos céus e cinquenta dias após a sua ressurreição, mais uma vez, ele cumpre a sua promessa e nos envia o seu Espírito Santo para nos ajudar em nossa caminhada terrena.
Todos esses benefícios de perdão, vida e salvação conquistados por Jesus na cruz são oferecidos e distribuídos fartamente no evangelho e no sacramento da Santa Ceia. “Isto é o meu corpo, dado por vós… Isto é o meu sangue, derramado em favor de vós para perdão dos vossos pecados”, diz o próprio Cristo.
Creia isso, viva isso, e um dia estaremos com Jesus no paraíso celestial. Amem.