terça-feira, abril 30, 2024
COLUNISTASPr Roberval Ribet

A bênção

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto, e te dê a paz. Nm 6.24-26

Não sei se vocês já ouviram essas palavras, mas na igreja é muito comum, ao final de um culto ou missa o pastor desejar a bênção do Senhor para todos os participantes. Ou seja, são palavras muito conhecidas na Igreja Cristã. Não são palavras inventadas por pessoas ou pelo pastor, mas é a Palavra de teu Deus. Não são uma fórmula com a qual se diz que mais um culto ou uma missa está encer­rado, mas é a bênção do Senhor teu Deus. É a conhecida Bênção Araônica.

O Senhor chamou Moisés para ele dizer a Arão, sacerdote, para abençoar o povo de Israel dizendo: O Senhor te abençoe e te guarde.

Depois de dar essa bênção, o Senhor Deus disse: Assim, Arão e os seus filhos pedirão as minhas bênçãos para o povo de Israel, e eu os abençoarei.

Todo o culto rendido a Deus é iniciado em nome da Santíssima Trindade: Pai Filho e Espírito Santo, e também é terminado em nome da Santíssima Trindade, com a tríplice bênção: O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto, e te dê a paz.

Essa bênção é rica em ensinamento. Deus quer e gosta de abençoar o seu povo no mundo inteiro. Quando um filho deixa o seu lar e parte para o estudo ou trabalho distante, os pais normalmente o abraçam e desejam a proteção de Deus com as palavras: Deus te abençoe e te guarde, meu filho.

Como cristãos, somos da família de Deus, e nosso Pai conhece todas as nossas fraquezas, nossas angústias, nossos problemas e os perigos e está pronto para nos abençoar, com toda sorte de bênçãos celestiais, de nos defender de todo o perigo, de nos guardar, de nos proteger de todo o mal, de nos dar a paz. Tendo Deus por roche­do, cidadela, libertador, escudo, pastor, força de nossa salvação, e sabendo que ele nos abençoa e nos guarda, podemos dizer: Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum.

Não cumprimentar alguém ou virar o rosto para o lado é sinal de antipatia, des­prezo, inimizade. Deus não é nosso inimigo, pois ele olha para nós e diz: Eu, o Senhor, faço resplandecer o meu rosto sobre ti e tenho misericórdia de ti!

Deus sempre nos é favorável. Quando os fariseus, escribas e muitos discípulos da­vam as costas para o Senhor, Jesus os contemplava e convidava: Vinde a mim todos!

Quando os soldados e sacerdotes zombavam de Deus, Jesus teve misericórdia e disse: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.

Deus é misericordioso e compassivo, longânimo e assaz benigno para conosco, seu povo, seus filhos, por Jesus Cristo.

Estamos iniciando mais um ano, muitos desafios surgirão em 2020, alegrias e tristezas, mas Deus tem sempre algo maravilhoso para todos nós, em meio as dificuldades Deus é o nosso escudo, a nossa força, por isso, com alegria, vamos iniciar mais um ano sob a bênção e a proteção de Deus, na certeza de que com a força que Cristo nos dá podemos enfrentar qualquer situação.

Nós pedimos a bênção de Deus. E Deus nos abençoa!

Pastor Roberval Ribet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.