“Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”
Esta é uma afirmação de fé dita por Josué no Antigo Testamento diante do seu povo. Este versículo expressa o coração de um grande líder espiritual e familiar no final de sua vida. Nestas palavras simples encontramos a vontade de Deus expressamente afirmada. Devemos servir ao Senhor e fazer tudo ao nosso alcance para ver que a nossa família siga o nosso exemplo. “Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Josué 24:15
Quando os filhos de Israel entraram na Terra Prometida, eles estavam se preparando para viver em casas permanentes em vez de tendas que eram desmontadas a cada poucos dias ou semanas. Seu líder, Josué, emitiu um forte desafio para as famílias israelitas. Que Deus ou deuses eles iriam servir? Serviriam os deuses do Egito onde foram escravizados? Serviriam os deuses adorados por diversos povos que encontraram em sua nova terra? Ou serviriam a Deus que os conduziu para fora da escravidão no Egito, e os guiou através dos anos de peregrinação no deserto e os trouxe a esta Terra Prometida? Eles tinham que tomar uma decisão, e sua decisão faria toda a diferença no mundo, não somente em suas vidas mas em toda sua história.
Há muitas escolhas que podemos fazer, no entanto, a que é absolutamente vital é servir ao Senhor. Estamos em um mundo onde falar em servir ao Senhor é motivo de chacota. Quando olho a humanidade e até mesmo os cristãos, vejo que Deus é colocado de lado e que religião é coisa ultrapassada. Por isso, escolhi este texto onde Josué mostra ser um líder espetacular, tanto para o povo de Israel, como para a sua família. Diante disso, o Apóstolo Paulo também nos orienta dizendo em Rm 12.2: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
A decisão para servir ao Senhor com base somente no entusiasmo não vai durar. A decisão de um cristão exige integridade: “Agora temam o Senhor e O sirvam com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor.”(Josué 24:14). A decisão de seguir a Deus significa uma decisão formada com um compromisso “de sinceridade e verdade.” Isso significa servir de todo coração, servir com integridade. Isto era a realidade para os israelitas como é a verdade para toda a humanidade. Especialmente para nós cristãos. Sem sombra de dúvida, se colocarmos o nosso Deus em primeiro lugar em nossa vida, os nosso lares, nossas famílias, nossas igrejas e a nossa sociedade não serão destruídos, pelo contrário servirão de exemplo aos demais, como também Josué e sua família foram exemplos para o povo de Israel.
Josué tomou a decisão, guiado por Deus, junto com sua família para servir ao Senhor. Precisamos estar cientes de que nossas decisões têm consequências boas ou más, não só sobre nós, mas também sobre outras pessoas. A decisão egoísta afeta nossas famílias de forma negativa. Da mesma forma, a decisão de servir a Deus influencia positivamente nossas famílias.
Assim como Josué deu um bom exemplo para sua família seguir a Deus, cada homem cristão pode também dizer à família que o Senhor lhe deu. Juntos caminharemos mostrando a todos que a família é uma grande bênção de Deus e se é uma bênção de Deus, juntos queremos enfrentar os desafios e unidos com muita alegria, firmados em Cristo, anunciar Cristo para todos, fazendo assim, uma sociedade melhor. Portanto, a quem você servirá hoje?
“Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. (Josué 24:15)
Pastor Roberval Ribet