quinta-feira, maio 16, 2024
POLÍCIA

Polícia Ambiental apreende armas, munições e pássaros em Venda Nova do Imigrante

Texto: Kennedy Lenk/Fotos: Polícia Ambiental

A “Operação Neblina” realizada na zona rural de Venda Nova do Imigrante na manhã de quinta-feira (22), pela 1ª companhia do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), culminou com a apreensão de grande número de armas, munições e pássaros silvestres. Alguns envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Venda Nova do Imigrante.

A operação comandada pelo Capitão Lorenzo envolveu policiais de Domingos Martins e Afonso Cláudio, com a determinação de cumprir Mandados de Busca e Apreensão em cinco residências do município de Venda Nova do Imigrante. A ordem era tirar de circulação armas e munições das mãos de caçadores, denunciados pela população do município da polenta.

As denúncias de caça predatória foram confirmadas pelas equipes durante o cumprimento dos Mandados. Entre o vasto material apreendido, estavam dois silenciadores e duas mira-lasers, material que pode complicar a situação dos envolvidos junto à justiça. Das cinco residências visitadas pela polícia, dois homens e uma mulher foram conduzidos e prestaram depoimentos ao delegado.

Os apetrechos apreendidos são armadilhas e alçapões para captura de animais, e pios para atrair aves nativas. Entre os 10 pássaros presos estavam um trinca-ferro e um coleiro (coleirinho), mantidos em cativeiro de forma ilegal. De acordo com o BPMA, um dos animais estava com a pata mutilada, quando os “cidadãos” tentavam colocar anilhas para burlar a fiscalização.

Além das armadilhas os policiais encontraram com os envolvidos, cinco espingardas, 420 munições de diversos calibres, coronhas de madeira, um revólver, um canhão de caça, dois silenciadores, duas mira-lasers, frascos contendo chumbo, pólvora e espoletas para recarregar munições. Os conduzidos possuíam também roupas camufladas, rádio comunicadores, lanternas e outros materiais utilizados na caça.

Os mandados foram cumpridos em cinco endereços distintos e três pessoas foram conduzidas ao DEPOL de Venda Nova do Imigrante por porte ilegal de arma de fogo e manutenção ilegal de pássaros silvestres em cativeiro. O BPMA pede que denúncias continuem sendo feitas para o 181 e (27) 3735.2775, sem a necessidade de se identificar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.