domingo, abril 28, 2024
CULTURA e TURISMO

Festa da Polenta terá três atrações nacionais

Texto: Julio Huber / Foto: Divulgação – Montanhas Capixabas

Já estão confirmadas as principais atrações da tradicional Festa da Polenta, que esse ano chega à sua 41ª edição. O evento será realizado de 4 a 6 e de 11 a 13 de outubro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão, na Sede de Venda Nova do Imigrante.

Dentre as atrações já confirmadas, estão a dupla Henrique e Juliano (5/10), a Banda Ira (11/11) e o cantor Gustavo Mioto (12/11). A Festa da Polenta é uma forma de os descendentes de italianos do município evidenciarem a cultura, os costumes e as tradições trazidas pelos imigrantes. Esse ano, o tema será: “mangiache ti fa bene”, que quer dizer algo como: “coma que faz bem”. Afinal, italianos gostam de comida em fatura.

Cerca de 1.300 voluntários ajudam a organizar e realizar a festa. E a semente dessa integração de voluntários foi plantada pelo padre Cleto Caliman, que foi o idealizador do evento. Parte da renda arrecadada com a festa é destinada a instituições que realizam trabalhos sociais e culturais no município, sendo que, o Hospital Padre Máximo é o maior beneficiado.

Além dos shows musicais nacionais, haverá dezenas de atrações regionais, apresentações culturais e muita gastronomia. O desfile para a escolha da Rainha e Princesas da Festa a Polenta é a noite de gala do evento, no dia 4. Os tombos da polenta gigante são as principais atrações da festa. Durante todos os dias da festa, acontecerão seis tombos da polenta, cada uma com cerca de 1.250 quilos.

E são essas polentas gigantes, usadas para os pratos típicos, que são consumidos durante a festa. Polenta mole com molho, polenta frita com queijo e linguiça e os pratos típicos de almoço são os mais pedidos. Outro momento de confraternização entre os organizadores é o dia da colheita do milho, que esse ano será no dia 14 de setembro.

Os ingressos para todos os dias da festa podem ser adquiridos pela internet, no site: www.superticket.com.br. Os valores dos ingressos inteiros, do primeiro lote, variam de R$ 10 a R$ 60, dependendo do dia. A realização é da Associação Festa da Polenta (AFEPOL).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.