quinta-feira, maio 16, 2024
POLÍTICA

Jornalista de Afonso Cláudio é o primeiro processado por Renato Casagrande

Em janeiro de 2020, Nilton Effgen usou grupos de whatsapp para ofensas a Casagrande. Este foi o primeiro processo movido pelo Governador, no atual mandato

Texto: Kennedy Lenk/Foto: Divulgação

Nilton Cesar Effgen foi condenado a pagar R$ 2 mil ao Governador Renato Casagrande (PSB), após ofensas por meio de whatsapp divulgadas em janeiro de 2020. No áudio, o jornalista  chama o Casagrande de “idiota” dizendo ainda que o governador buscava “um dinheirinho”. O áudio foi gravado alguns dias após as chuvas destruírem a cidade de Iconha no ano passado. Na mensagem, Nilton pede que o policiamento seja reforçado para evitar que os moradores, que já tinham pedido seus pertences na enxurrada pudessem ser alvo de furto.

No áudio, Nilton Cesar por várias vezes chama Casagrande de idiota e disse conhecê-lo muito bem. “Você Casagrande, é um idiota, já fui em campanha com você em que ficava atrás de mim falando assim: ‘Vou ver se tem um dinheirinho prá mim aqui, né’? Te conheço muito bem! Você e esse Bozo aí, farinha do mesmo saco”, disse Nilton, no áudio levado à justiça.

O juiz Marcos Horácio Miranda, da 9ª Vara Cível de Vitória, concluiu que os xingamentos e difamações proferidas por Effgen “demonstram cabalmente as agressões do réu comprovadas por meio das fotos e áudios juntadas aos autos”.

Há pelo menos outras oito ações tramitando na justiça de processos movidos por Casagrande contra quem  divulgou mensagens que, supostamente, são inverídicas ou que contém ofensas. Quatro destes processos são movidos contra o Capitão Assumpção (Patriota). O processo contra o jornalista é a primeira ação movida pelo governador no atual mandato, que condena alguém por difamação.

Mariane Sacramento, a advogada que representa o Governador, disse que as ações foram movidas de maneira particular e que não há indenização que cubra os prejuízos causados por mensagens como esta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.