sexta-feira, maio 17, 2024
SAÚDE

Governo decreta quarentena de 14 dias a partir de quinta-feira (18) em todo o ES

Texto: Rosi Lenk/Foto: Divulgação

Em pronunciamento numa coletiva de imprensa, na tarde desta terça-feira (16), o governador do Estado Renato Casagrande, afirmou que, após diálogos com diversos setores públicos e privados, anuncia medidas restritivas para tentar conter o avanço da doenças e apontou esta como única maneira de tentar frear o aumento dos casos de Covid-19.

De acordo com dados atualizados do Painel Covid-19 do Estado, no fim da manhã desta terça-feira (16), 91,05% dos leitos de UTI disponíveis para pacientes com a doença, já estavam ocupados. Ainda, de acordo com Casagrande, o Espírito Santo foi o Estado que mais abriu leitos de UTI, proporcional ao número de habitantes, em todo o Brasil, desde o início da pandemia, e, esta é a primeira vez que o Estado ultrapassa os 90% na ocupação destes leitos.

Mediante o crescimento dos casos da doença, o governo do Estado anunciou uma quarentena de 14 dias, que se inicia na próxima quinta-feira (18), e se estende até o dia 30 de março.  A quarentena é válida para todo o Estado e foi intitulada pelo governador, de “Pacto pela Vida”. O “Pacto pela Vida” foi projetado pelo governo estadual, juntamente com a Assembléia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública.

Em seu pronunciamento, Renato Casagrande cita diversos fatores que contribuíram para o momento, que ele considera o pior desde o início da pandemia. “Esse é o pior momento da pandemia, desde o início, dado ao aumento do número de casos no Brasil. No Espírito Santo conseguimos segurar um pouco mais, mas há um aumento do número de internações e de contágio. A demora na chegada das vacinas é um dos fatores que fez com que chegamos a esse ponto, junto com a falta de uma coordenação nacional no combate à pandemia; das novas variantes da doença, mais agressivas; e com o negacionismo, já que muitas pessoas negam a gravidade da doença, fez com que chegamos a esse ponto”, afirmou Casagrande.

Segundo o governador não se trata de um lockdown, pois não haverá restrição de mobilidade das pessoas, mas todos os capixabas deverão apoiar para conter o avanço da doença.

O coronel Cerqueira, do Corpo de Bombeiros, afirmou que a quarentena de 14 dias, começa na próxima quinta-feira (18) e vai até o dia 31 de março. O coronel  ainda explicou que estas medidas estão sendo tomadas após o Estado atingir o nível e risco extremo.

Durante os 14 dias da quarentena, estará suspensa a classificação de riscos de cada município. Todos os 78 municípios terão as mesmas medidas restritivas. Outras informações e todas as regras restritivas serão publicadas ainda hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.