Post de Evair de Melo sobre respiradores é desmentido pela Secretaria de Saúde
Texto: Kennedy Lenk/Foto: Reprodução
Na manhã da última quinta-feira, 01 de abril, o Deputado Federal Evair de Melo postou em suas redes sociais, denúncias contra o governo do Espírito do Santo, sobre o não uso ou mal uso de respiradores procedentes do Ministério da Saúde. Em nota oficial, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), explica que os aparelhos foram entregues na última quarta-feira (31). A Sesa informou ainda que os respiradores foram devidamente patrimoniados e calibrados e que a distribuição dos aparelhos às unidades de saúde do Estado, foi programada para esta sexta-feira (02).
Em nota, a Sesa relata que os respiradores são da segunda etapa do programa “Leitos para Todos”, de dezembro de 2020, data em que planejou abrir 900 leitos de UTI/Covid-19 até o fim do mês de abril/21. Em 31 de março, a Secretaria de Saúde do Estado já havia alcançado a marca de 906 leitos, superando a previsão. A meta a ser alcançada agora é de 1.100 leitos até o final de abril.
Diferente do que conta Evair de Melo, os respiradores chegaram ao Estado por meio da Coordenação de Atenção Hospitalar e Domiciliar/SAES/MS, já que, segundo a Sesa, o trâmite não teve relação com o parlamentar. A nota que segue abaixo esclarece que os aparelhos foram conquistados na boa relação entre Estado e União.
Confira a nota da Sesa na íntegra:
“A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa que, em dezembro de 2020, decidiu realizar a segunda etapa do Programa “Leitos para Todos” e planejou abrir 900 leitos de UTI/COVID até o final de abril de 2021.
Com a aceleração da curva de casos e internações pela Covid-19, foi definida a antecipação das etapas de ampliação de leitos. Em 31 de março, a Sesa alcançou a marca de 906 leitos de UTI e definiu a abertura de 1.100 leitos para pacientes críticos até o final de abril.
Para isso, a Sesa abriu procedimentos de compras emergenciais de ventiladores e solicitou apoio ao Ministério da Saúde na disponibilização de 100 ventiladores para os hospitais próprios ampliarem leitos.
Em resposta a solicitação da SESA, o Ministério da Saúde informou, por meio da Coordenação de Atenção Hospitalar e Domiciliar/SAES/MS, que enviariam, no momento, somente 20 ventiladores pulmonares, que serão utilizados na abertura imediata de leitos na rede própria. Os equipamentos foram entregues nessa quarta-feira (31) e devidamente patrimoniados, em seguida serão calibrados antes de serem utilizados. A distribuição está programada para esta sexta-feira (02).
Com a publicação da Portaria Nº 059-R, de 27 de março de 2021, a Sesa atualizou o valor pago pelo leito de UTI/COVID para R$ 2.100,00, esse valor permitiu que a rede filantrópica apresentasse uma proposta de abertura complementar de 96 leitos de UTI/COVID a serem disponibilizados para a regulação do Estado.
Após a publicação da portaria, a Sesa solicitou para a Federação das Entidades Filantrópicas (FEHOFES), que formalizasse a proposta de expansão dos leitos de suas filiadas. A Federação anunciou a possibilidade de ampliar, inicialmente, 96 leitos de UTI/COVID. Imediatamente, a Sesa encaminhou pedido de disponibilização dos equipamentos de UTI (96 ventiladores e 500 bombas de infusão) ao Ministério da Saúde. A contratação dos leitos da rede filantrópica está em operação e a expansão de leitos informada no Painel Covid-19 ES, no link https://coronavirus.es.gov.br/painel-ocupacao-de-leitos-hospitalares
A Sesa esclarece ainda que a gestão junto ao Ministério da Saúde é realizada por meio de um trâmite administrativo republicano, impessoal e que segue devida motivação administrava dentro do planejamento do Poder Executivo, não tendo relação com a interferência de nenhum parlamentar da oposição que se ocupa de apropriar-se com narrativa falaciosa e ardil das conquistas estabelecidas na relação de unidade e cooperação entre o Estado e a União.”