sábado, maio 18, 2024
POLÍCIA

Prefeito e vice tem mandatos cassados em Itaguaçu

Texto: Rosi Lenk/Foto: Facobook

O prefeito do município de Itaguaçu, no noroeste do Estado, Uesley Roque Corteletti Thon (Republicanos), e a vice-prefeita, Ana Brígida Sad (Republicanos), tiveram seus mandatos cassados. A determinação foi do juiz eleitoral do município, Marcelo Soares Gomes, que ainda, em sua decisão, determina a inelegibilidade de Uesley por oito anos, a contar de 2020. A vice-prefeita não fica inelegível.

O prefeito é acusado de práticas irregulares durante a campanha em 2020, entre elas, gastos ilícitos e a contratação de um suposto grupo paramilitar, que teria ameaçado o grupo adversário na campanha eleitoral municipal. Quem entrou com a ação contra o prefeito, foi seu adversário político, Mário João, que perdeu as eleições com 48,5% dos votos válidos, contra 51,5% do prefeito eleito.

Na véspera da eleição, no dia 14 de novembro de 2020, após denúncias recebidas do candidato a prefeito Mário João (MDB), a Polícia Militar abordou dois veículos durante uma operação, onde estariam quatro integrantes do suposto grupo paramilitar contratado por Uesley. Com eles foram encontrados mais de R$ 8 mil em espécie, armas de airsoft, fotos de Mário João (MDB) e de pessoas de sua coligação, giroflex, notas falsas, dentre outros objetos. Os homens foram detidos e levados para prestar depoimento na delegacia.

Em depoimento, o grupo teria dito que foi contratado por Uesley, mas não para ameaçar outro candidato, mas para fazer a segurança particular de Uesley e coibir possível compra de voto por parte do grupo adversário. O juiz, porém, acolheu as alegações dos denunciantes.

O advogado do prefeito Uesley, Rodrigo Fardin, disse que vai recorrer à sentença.  .

O juiz determinou a realização de novas eleições para prefeito. “Comunique-se ai eg. Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, para que viabilize a realização de novo pleito”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.