segunda-feira, abril 29, 2024
POLÍTICA

Sessão solene destaca educação pomerana na Assembleia Legislativa

Proposta pelo deputado Adilson Espindula, solenidade ressaltou tradições e a importância da preservação da língua e cultura pomeranas

Foto: Ana Salles

O Programa de Educação Escolar Pomerana (Proepo) foi tema de sessão solene realizada na tarde desta sexta-feira (10) na Assembleia Legislativa (Ales). O Plenário Dirceu Cardoso ficou lotado de autoridades, educadores e voluntários que lutam para manter em voga as tradições pomeranas, um dos objetivos do programa. Pessoas e prefeituras foram homenageadas com comendas, placas e certificados.

Proponente da solenidade, o deputado Adilson Espindula (PDT) destacou que o Proepo foi fundado em 2005 e que é extremamente importante para a comunidade pomerana porque possibilita que os alunos, desde o início da caminhada escolar, tenham acesso à leitura, escrita, fala, costumes e tradições do povo pomerano. Os primeiros pomeranos chegaram ao Brasil no século 19 depois que a Pomerânia, então província da Prússia, foi dividida. Muitos deles se estabeleceram em comunidades rurais no Espírito Santo.

“O grande objetivo é fazer com que a língua pomerana não seja esquecida, pois é nossa língua materna. Diante das restrições, nossa língua quase foi esquecida, mas o Proepo resgatou tudo isso, levando de maneira diferenciada o estudo da língua e das tradições do povo. Temos certeza que as futuras gerações vão manter viva a cultura pomerana”, ressaltou.

Fotos da sessão solene

Legado pomerano

Para o presidente do Sínodo do Espírito Santo a Belém e superintendente da Associação Albergue Martim Lutero, Pastor João Paulo Auler, é preciso fazer com que o legado pomerano permaneça. “O jeito de ser, de se comunicar, os costumes e a língua. Ensinar o pomerano significa fazer parte da cultura capixaba”, salientou.

De acordo com o prefeito de Itarana, Vander Patrício (PTB), “um povo sem cultura é um povo sem identidade, sem história”. Ele parabenizou o trabalho do deputado Adilson e de todos os professores na difusão da cultura pomerana. Já o prefeito de Laranja da Terra, Josafá Storch (MDB), lembrou que os pomeranos chegaram ao Espírito Santo há mais de 100 anos e que batalharam muito para manter as tradições vivas. “Estamos lutando para consolidar o pomerano e não deixar essa joia desaparecer”, frisou.

Adilson encerrou a solenidade comemorando a introdução da língua pomerana nas escolas da rede estadual de educação e contando um pouco do trabalho parlamentar desenvolvido por ele. “Nosso mandato é voltado para o nosso povo e para os produtores rurais. Conseguimos cortar a ideia da cobrança de água (dos produtores). Isso não é solução para a crise hídrica. É preciso dar um suporte financeiro para que eles cuidem das nascentes e produzam água”, concluiu.

Durante o encontro ocorreram apresentações do coral da Associação Diacônica Luterana (ADL) de Afonso Claúdio e do Coro Jovem Municipal de Santa Maria de Jetibá. Os hinos do Brasil e do Espírito Santo foram tocados pelo coordenador do departamento de música da ADL, Douglas Kalke.

Além dos citados, compuseram a mesa do evento os vice-prefeitos de Laranja da Terra, Florisvaldo Kester (MDB), e de Santa Maria de Jetibá, Florentino Lauvers (PTB); o presidente da Câmara de Itarana, Edvan Piorotti de Queiroz (PMN); os vereadores por Santa Maria de Jetibá Joélio Abeldt (PTB) e Teodoro Hammer (PSD); os vereadores por Afonso Cláudio Vanildo Kempim (Podemos), Pastor Hilário Linhaus (PSL) e Beto Xixico (PSB); o vereador por Piúma Daniel Etcheverry (PTB); e a gerente de Educação do Campo, Indígena e Quilombola da Secretaria de Estado da Educação, Valquíria Santos Silva.

Comenda Domingos Martins

Criada por meio da Resolução 1.390/1984, a Comenda Domingos Martins é concedida a personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiras que, a juízo da Mesa Diretora, tenham se distinguido pela notoriedade de seu saber, cultura e por serviços de excepcional relevância prestados à comunidade espírito-santense. É a maior honraria entregue pelo Poder Legislativo estadual.

Confira a lista dos homenageados:

Comenda Domingos Martins
1 – Professor Doutor Ismael Tressmann;
2 – Professor Jorge Kuster Jacob.

Placas
1 – Prefeitura Municipal de Afonso Cláudio;
2 – Prefeitura Municipal de Domingos Martins;
3 – Prefeitura Municipal de Itarana;
4 – Prefeitura Municipal de Laranja da Terra;
5 – Prefeitura Municipal de Pancas;
6 – Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá;
7 – Prefeitura Municipal de Vila Pavão.

Certificados

Afonso Cláudio
1 – Anacléria de Fátima Breda Chagas;
2 – Valquíria Karla Carnielli Tonoli;
3 – Willa Buecker;

Domingos Martins
4 – Adenilde Stein Silva;
5 – Gerusa Maria Kuhn Raasch;
6 – Leoniza Schulz Foeger;
7 – Lília Jonat Stein;
8 – Mônica Nickel;
9 – Rodrigo Kuhn;
10 – Vanize Kosanke Traichel;

Itarana
11 – Aline Chiabai Costa Franco;
12 – Brunélia Jastrow;
13 – Vanessa Klemz;

Laranja da Terra
14 – Andriele Borchardt Calabundi;
15 – Danilo Gonçalves Dornelas;
16 – Glaucia Pagung Scherede;
17 – Glauciana Pagung Kuster Marquardt;
18 – Ivania Kepp Gumz;
19 – Vera Lucia Mayer Seibel;

Pancas
20 – Anália Pautz Vervloet;
21 – Bárbara Faria;
22 – Delita Eggert Giurizzato;
23 – Micheline Hoffmann Bullerjhann;

Santa Maria de Jetibá
24 – Andriele Bucthe Timm;
25 – Célia Lemke Flegler;
26 – Débora Buctke Kampim;
27 – Edna Küster;
28 – Edneia Reinke dos Reis;
29 – Enoc Joaquim da Silva;
30 – Fatima Marquardt Rodrigues;
31 – Geraldo Sebastião Thomas;
32 – Gizela Roos;
32 – Graciele Schulz Arnholz;
33 – Josiane Arnholz Plaster;
34 – Karla Koeler;
35 – Leraci Holz;
36 – Luana Henke Jacob;
37 – Luciléia Erdmann;
38 – Márcia Lemke Rodrigues;
39 – Mônica Gums Raasch;
40 – Patricia Tesch Koehler;
41 – Rejane Berger;
42 – Rosana Stieg Kiister;
43 – Rosinéia Stieg;
44 – Sandra Goll Ferreira;
45 – Simone Kurth Dettmann Hila;
46 – Valdete Kruger Martins;
47 – Vera Braun Soares;

Vila Pavão
48 – Eunice Kippert;
49 – Valdirene Bening Ratzke.

 

Com informações da Ales

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.