Aprovado treinamento para socorro a recém-nascido
Ideia é garantir treinamento adequado para que os pais de recém-nascidos possam agir em casos de urgência, como engasgamento e prevenção de morte súbita

Os deputados aprovaram o Projeto de Lei (PL) 209/2022, que estabelece oferta, em hospitais e maternidades, de treinamento sobre a “Manobra de Heimlich”, aos pais e responsáveis de recém-nascidos. A matéria, de Raquel Lessa (PP), foi uma das sete acolhidas na sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ales) desta segunda-feira (27).
Junto a essa proposta tramitou o PL 893/2023, do Coronel Weliton (PRD), que trata do mesmo tema. Essa manobra é muito utilizada para o atendimento de emergência nas situações de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita.
De acordo com o texto, o treinamento e as devidas orientações poderão ser ministrados individualmente ou em grupos de interessados antes da alta do recém-nascido. A informação a respeito dessas medidas deverá ser afixada em locais visíveis nos hospitais das redes pública e privada.
Informações Ales