domingo, novembro 10, 2024
POLÍCIA

Justiça pede a prisão de ex-prefeito de Brejetuba

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Brejetuba

O ex-prefeito de Brejetuba, João do Carmo Dias, também conhecido com João Lourenço, é considerado  foragido da Justiça. A notícia causa bastante burburinho na cidade do café, em meio à campanha eleitoral. O ex-prefeito foi condenado por um incidente ocorrido em maio de 2018. A 2ª Vara Criminal de Viana já determinou sua prisão, com validade até 2031.

Em maio de 2018, durante uma greve dos caminhoneiros, João efetuou 05 disparos com arma de fogo contra um ônibus que se recusou a parar em um ponto de bloqueio na BR-262. O crime ocorreu por volta das 19h30 no trevo de Brejetuba. O teste do bafômetro deu positivo para ingestão de bebida alcoólica.

De acordo com a Polícia Civil do município, João Lourenço estava com amigos participando do protesto dos caminhoneiros, quando se irritou com um ônibus que não parou no ponto de bloqueio. Neste momento, o prefeito sacou uma pistola calibre 380 e efetuou cinco disparos. Após os tiros, ele entrou em seu veículo e seguiu para o Centro de Brejetuba.

De acordo com as informações da época, João buscou outro revólver, de calibre 38, e voltou para a manifestação. Ao chegar no local, por volta das 22h, os próprios caminhoneiros teriam retirado a arma dele, e acionaram a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que o algemou e o levou até a Delegacia de Venda Nova do Imigrante.

De acordo com o delegado plantonista de Venda Nova do Imigrante Rafael Pereira Caliman, o prefeito, na época, foi autuado por disparo de arma de fogo em via pública e embriaguez ao volante. Nenhuma pessoa foi atingida pelos disparos.

No dia 05 de julho de 2019, por seis votos a dois, durante sessão extraordinária realizada na Câmara Municipal de Brejetuba, , os vereadores  votaram pelo arquivamento do processo que pedia a cassação do prefeito João do Carmo Dias (PV). Na ópoca ele chegou a ser afastado do cargo por uma semana após abertura de uma comissão processante para apurar sua conduta durante a greve dos caminhoneiros.

Atualmente, João do Carmo Dias é apoiador  do candidato a prefeito, Romerinho Badaró.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.