Alunos compartilham a mesma agulha em aula de Química em Laranja da Terra
Kennedy Lenk/Foto Freepik
Alunos das turmas de 2ª e 3ª séries do ensino médio com idade entre 16 e 17 anos, de uma Escola Estadual de Laranja da Terra compartilharam a mesma agulha durante aula prática experimental em Ciências. Na aula, que ocorreu na sexta-feira (14). o professor de química demonstrou em teste como descobrir o tipo sanguíneo dos alunos.
Cerca de 40 alunos compartilharam a mesma agulha durante o experimento, o professor responsável já teve o contrato encerrado pela SEDU, após a ocorrência. Todos os alunos passaram por testes rápidos, com resultados negativos. Mas novos exames serão realizados no prazo de 30 dias. A Secretaria de Saúde se reuniu com os pais dos estudantes na manhã desta segunda-feira (17), quando foram tratadas outras formas de acompanhar o caso.
Nota emitida pela Secretaria Municipal de Saúde de Laranja da Terra
A Secretaria Municipal de Saúde de Laranja da Terra recebeu a informação de que alunos de uma escola municipal necessitavam de atendimento urgente. Vale ressaltar que cabe à Secretaria Estadual de Educação, juntamente com outros órgãos estaduais, esclarecer os detalhes sobre o ocorrido dentro da unidade escolar.
Diante da demanda, a Secretaria acionou o médico plantonista do hospital e a Vigilância Epidemiológica do município, estruturando uma linha de ação imediata. Além disso, foi feito contato com a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, que orientou sobre os protocolos e medidas a serem adotadas na ocasião.
Foram prestados 44 atendimentos, sendo 43 alunos e um professor pelas equipes do Hospital Municipal de Laranja da Terra e da Unidade Básica de Saúde da sede. Todos os atendidos estavam em boas condições de saúde, sem apresentar sintomas incomuns ou agravantes.
A Secretaria Municipal de Saúde segue acompanhando o caso de perto prestando apoio aos alunos e familiares.