Fiéis caminham de Afonso Cláudio a Vila Velha para participarem da Festa da Penha
Foto: José Pedro Coimbra
Um grupo de 28 pessoas saiu de Afonso Cláudio, cidade da região Serrana do Estado e foram a pé para Vila Velha, participar da Festa da Penha. O trajeto de quase 150 quilômetros levou quatro dias.
O grupo de peregrinos saiu da Paróquia São Sebastião, no centro da cidade, por volta das 2 horas da madrugada de sexta-feira (25) e chegaram em Melgaço em Domingo Martins, totalizando 58 km, onde descansaram. No sábado (26), a caminhada foi de mais 42 km até Rio do Meio, em Cariacica.
Já no domingo (27), os fiéis chegaram em Alto Lage, em Cariacica, por volta das 16 horas onde se hospedaram na casa do filho de um dos participantes. A chegada ao Convento da Penha foi na manhã desta segunda (28), para participar da missa das 10 horas. O retorno para cidade foi no início da tarde, quando o grupo retornou para casa em um micro-ônibus.
De acordo com José Pedro Coimbra de Oliveira, de 69 anos, que é um dos organizadores, esta caminhada de Afonso Cláudio a Vila Velha acontece nesta data desde 2018, quando começou com oito pessoas. Com o passar dos anos, o grupo cresceu, e em 2025, 28 fiéis participaram.
Santa Maria de Jetibá
Um grupo de 32 peregrinos também saiu de Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana do Espírito Santo, na madrugada de sexta-feira (25) e seguiram a pé até a Capital. O grupo chegou em seu destino no sábado (26) e participou da tradicional procissão da Festa da Penha. Foram mais de 93km percorridos. Esta é a sétima vez que grupo faz o trajeto para participar da tradicional comemoração católica.